A Avaliação de Risco à Saúde Humana (ARSH) é um modelo matemático desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental - EPA. Seu intuito é gerenciar áreas contaminadas por substâncias potencialmente perigosas presentes no ambiente para reduzir ou minimizar os riscos à saúde humana e ao meio ambiente a níveis aceitáveis. O modelo está no guia Risk Assessment Guidance for Superfund (EPA, 1989), na qual orienta como devemos realizar a ARSH. Este modelo é de baixo custo financeiro, requer menos recursos humanos e tem poder preditivo alto. A HHRA envolve basicamente 4 etapas: identificação do perigo, avaliação da toxicidade, avaliação da exposição e caracterização dos riscos (carcinogênicos e não carcinogênico). 

Por este modelo podemos quantificar o risco através da razão entre dose média diária (ADD) e valor de referência (RfDs) de toxicidade da substância química de interesse. Os RfDs são determinados a partir de estudos sobre toxicidade da substância química de interesse. As ADDs são estimadas a partir de equações de acordo com o caminho de exposição (solo, ar, água e alimento) e com a via de exposição (oral, dérmica, inalação e alimentar). Os parâmetros definidos nas equações tem valores estabelecidos para crianças e adultos de acordo com estudos científicos existentes. 

Com o intuito de disseminar a utilização dessa ferramenta ARSH, de baixo custo financeiro e de fácil operacionalização, desenvolvemos uma macro, específica para metais e metaloides, a partir das equações definidas no guia da EPA. As macros listadas abaixo estão separados de acordo com o caminho de exposição (solo, água, ar e alimento). Para usar a macro os interessados devem inserir os valores das concentrações de metais e metaloides da área em estudo, que os valores de riscos são calculados automaticamente. 

ARSH - SOLO 

Curso_ARSH_-_Solo_v1.xlsm

ARSH - ÁGUA

 Curso_ARSH_-_gua_v1.xlsm

ARSH - AR

 Curso-ARSH-Ar-v1.xlsm

ARSH - ALIMENTO

 Curso_ARSH_-_Alimentos_v1.xlsm