Linhas de Pesquisa

Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional 

Desenvolve estudos para demonstrar a relação entre o ambiente (externo, interno e de trabalho) e determinantes de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Estão incluídos também estudos sobre a influência de fatores ambientais e ocupacionais sobre morbimortalidade e a relevância do meio ambiente saudável para a manutenção da qualidade de vida.

 

Efeitos fisiológicos de poluentes

Desenvolve estudos com o objetivo de demonstrar os efeitos fisiológicos (danos renais, hepáticos, hematológicos, pulmonares, cardíacos, etc) nos organismos-teste quando expostos aos agentes tóxicos.

 

Biomarcadores para uso em avaliação toxicológica de solos

Avalia a toxicidade terrestre através do uso de biomarcadores hematológicos, hepáticos, renais, de mutagenicidade, de estresse oxidativo, comportamentais dentre outros.

 

Estudos ecotoxicológicos terrestres 

Investiga os efeitos toxicológicos e ecotoxicológicos de substâncias/compostos químicos e amostras ambientais em organismos terrestres (fauna, flora e microbiota) através de ensaios padronizados de toxicidade aguda, crônica. Também são realizados ensaios no formato Multiespécies (MS-3). Este ensaio investiga os efeitos tóxicos dos contaminantes em escala microcósmica. 

 

Farmacologia de Produtos Naturais

Desenvolve estudos de fontes naturais de fármacos para avançar e proporcionar conhecimento das potencialidades desses fármacos como alternativa para tratar determinadas enfermidades. 

 

Atenção Básica e Agravos à Saúde da População

Investiga fatores de risco de doenças, determinantes sociais e a vulnerabilidade da promoção em saúde. Desenvolve pesquisas de educação em saúde, prevenção e proteção, nutrição das populações, saúde materno infantil e perinatal.