O Biotério de Invertebrados Terrestres está localizado nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/FURG e tem uma área de aproximadamente 5m2. Abriga cultivos de minhocas californianas vermelhas (Eisenia andrei Bouché 1972) e tatuzinhos de jardim (Armadillidium vulgare Latreille 1804, Baloniscus sellowi Brandt, 1883 e Porcellio dilatatus Brandt, 1833). Os organismos são cultivados em ambiente com controle de temperatura (+-20°C) e fotoperíodo (12/12). 

As minhocas californianas vermelhas são anelídeos da subaclasse oligoqueta. As oligoquetas possuem hábitos detrítivoros, se alimentam de materiais em decomposição no solo, produzem fezes com muito material orgânico, contribuindo para fertilidade do solo. Por possuírem hábito de “cavar”, formam túneis auxiliando na aeração e umidade do solo. Estas minhocas não são nativas do Brasil, no entanto são usadas em testes toxicológicos por serem de fácil manejo, cultivo e adaptação a variação de temperatura.

Os tatuzinhos de jardim são crustáceos terrestres pertencentes à ordem Isopoda, pertencente à subordem Oniscidea. Estes animais participam do processo de decomposição da matéria orgânica, consumindo a serrapillheira. Este processo estimula a comunidade microbiana do solo, causando o aumento da respiração, da biomassa microbiana e da disponibilidade de macronutrientes no solo. Além disso, contribuem com a aeração e retenção de umidade do solo.