Projetos de Extensão

Covid-19 e Poluição Atmosférica: um relacionamento tóxico ou um alívio para os dias em quarentena?

A Covid-19, uma doença causada pelo novo coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2), foi declarada uma pandemia em fevereiro de 2020 e, no final de abril, mais de 200.000 pessoas haviam morrido por conta da doença. Na tentativa de reduzir a transmissão viral, governos de todo o mundo impuseram restrições à mobilidade interna e de bloqueio. Pesquisas sobre a possível associação entre a disseminação e a letalidade da Covid-19 e os níveis de poluição do ar começaram a aparecer. Este projeto visa realizar o monitoramento dos níveis de poluentes atmosféricos na cidade de Rio Grande, a fim de subsidiar a população e o poder público com informações a cerca da qualidade ambiental no período pré, durante e pós pandemia. Além disto, ações de revisão e mineração de dados serão utilizadas para construir e consolidar um conhecimento aprofundado sobre a relação entre a COVID-19 e os Poluentes do Ar. De posse destes dados, uma ferramenta denominada \"Avaliação de Impacto à Saúde" modelará os ganhos ou perdas decorrentes da variação da qualidade do ar em função da pandemia, em nível local, regional e nacional. Todos os dados serão disponibilizados através da criação de uma Página do Facebook em uma linguagem acessível ao público em geral. Os dados locais serão compilados em formato de relatório técnico e disponibilizado aos gestores municipais, para que, de posse destas informações, possam planejar ações e estratégias para redução da poluição atmosférica. Por fim, visando a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, os dados gerados serão disponibilizados e utilizados nas disciplinas do curso de Toxicologia Ambiental, as quais a técnica de monitoramento da qualidade do ar já é feita regularmente.

Turma da Minhoca

Oficina itinerante que visa mostrar o potencial de reaproveitamento de resíduos (borra de café e erva mate) para compostagem e, secundariamente, trabalhar aspectos biológicos e ecológicos das minhocas.

O ensino básico da toxicologia ambiental: disseminando a cultura da responsabilidade para com o meio ambiente. 

O objetivo do projeto é despertar e amplificar as competências e habilidades de cada discente, necessárias à atuação dos Tecnólogos egressos como profissionais altamente qualificados na área de Toxicologia; Capacitar os discentes para a atuação profissional na diagnose, recuperação e prevenção dos problemas associados à Toxicologia Ambiental; Orientar os academicos do curso de Tecnologia em Toxicologia sobre as áreas e tecnologias da Toxicologia Ambiental desenvolvidas no ambito do Programa de Pós-Graduação em Ciencias Fisiológicas Fisiologia Animal Comparada (PPGCF-FAC) do Instituto de Ciencias Biológicas e outras unidades academicas da FURG; Integrar os alunos da graduação (Tecnologia em Toxicologia) junto aos academicos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciencias Fisiológicas Fisiologia Animal Comparada e outros programas da Instituição; Divulgar os conhecimentos de Toxicologia Ambiental, local e regionalmente, nos diferentes níveis de ensino, fundamental, médio e superior, auxiliando no crescimento desta área no País; Elevar a ciencia da Toxicologia Ambiental à condição de ferramenta que agrega aos cidadãos novos valores de preservação e responsabilidade para com a saúde ambiental.