SOBRE O LEFT

O Laboratório de Ensaios Farmacológicos e Toxicológicos (LEFT) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi fundado em 2010, a partir da ampliação do Laboratório de Produtos Naturais. O LEFT está sob responsabilidade do Professor Doutor Flavio Manoel Rodrigues da Silva Júnior, Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas da FURG.

Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas no LEFT estão: Farmacologia de Produtos Naturais, Atenção Básica e Agravos à Saúde da População, Saúde Ambiental e Ocupacional e Efeitos fisiológicos de poluentes. O LEFT também conta com o grupo de pesquisa Ecotoxicologia Terrestre, desenvolvendo pesquisa nas linhas de Biomarcadores para uso em avaliação toxicológica de solos, Invertebrados terrestres e espécies vegetais em estudos ecotoxicológicos e Roedores silvestres como ferramentas de ecotoxicologia terrestre. Atualmente conta com a colaboração de pós-doutorandos, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.

Está localizado nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas - FURG e tem uma área de aproximadamente 50 m2.

Sua infraestrutura conta com rota-evaporador, liofilizador modelo speedvac, destilador de vidro, estufas para secagem de extratos e determinação do peso seco, balanças analíticas de precisão, refrigeradores, freezers e freezer -70°C, DOB. Possui equipamentos para a avaliação da capacidade analgésica e anti-inflamatória, com equipamentos como a placa quente e analgesímetro (Insight®, Brasil), analgesímetro e pletismômetro digital (Letica®, Barcelona, Espanha) e para avaliar as variações da pressão arterial pelo método não invasivo (Letica®, Barcelona, Espanha), permitindo o acompanhamento dos animais de experimentação por longos períodos. Também dispõe de equipamentos para desenvolvimento de técnicas de avaliação do comportamento como campo aberto, labirinto em cruz elevado, radial de oito braços, watermaze, dispondo ainda de sistema de filmagem das tarefas comportamentais. Inclui tanque com água para avaliação da atividade física dos animais de experimentação, permitindo a realização do teste do nado forçado. 

Neste laboratório também conta com equipamentos para avaliar os danos no DNA, através dos testes de micronúcleo e ensaio cometa, além das avaliações da atividade antioxidante de diferentes tecidos. Além de infraestrutura para realizar ensaios de toxidade aguda e crônica em invertebrados terrestres e ensaios de fitotoxicidade.

O Biotério de Invertebrados Terrestres está localizado nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/FURG e tem uma área de aproximadamente 5m2. Abriga cultivos de minhocas californianas vermelhas (Eisenia andrei Bouché 1972) e tatuzinhos de jardim (Armadillidium vulgare Latreille 1804, Baloniscus sellowi Brandt, 1883 e Porcellio dilatatus Brandt, 1833). Os organismos são cultivados em ambiente com controle de temperatura (+-20°C) e fotoperíodo (12/12). 

As minhocas californianas vermelhas são anelídeos da subaclasse oligoqueta. As oligoquetas possuem hábitos detrítivoros, se alimentam de materiais em decomposição no solo, produzem fezes com muito material orgânico, contribuindo para fertilidade do solo. Por possuírem hábito de “cavar”, formam túneis auxiliando na aeração e umidade do solo. Estas minhocas não são nativas do Brasil, no entanto são usadas em testes toxicológicos por serem de fácil manejo, cultivo e adaptação a variação de temperatura.

Os tatuzinhos de jardim são crustáceos terrestres pertencentes à ordem Isopoda, pertencente à subordem Oniscidea. Estes animais participam do processo de decomposição da matéria orgânica, consumindo a serrapillheira. Este processo estimula a comunidade microbiana do solo, causando o aumento da respiração, da biomassa microbiana e da disponibilidade de macronutrientes no solo. Além disso, contribuem com a aeração e retenção de umidade do solo.